Mochi

Na culinária japonesa, mochi ou mais comumente no Brasil, moti (em japonês: 餅; em chinês: 麻糬), é um bolinho feito de arroz glutinoso moído em pasta e depois moldado. Embora seja consumido durante o ano todo, é comido tradicionalmente no Shogatsu (Ano Novo) e em ocasiões especiais como nos nascimentos e casamentos.

Durante as festas de Ano Novo, que no Japão duram vários dias, promove-se em todo o Japão o festival do mochitsuki em que o mochié preparado e distribuído para o público. Algumas localidades ou entidades agendam o mochitsuki para o terceiro dia do novo ano.

Nesta época, muitas empresas fecham suas portas a partir do dia 28 ou 29 de dezembro, acompanhando o costume japonês de celebrar o Ano Novo em clima de festa pelo menos até o terceiro dia do Ano Novo.

Confeitaria

Muitos diferentes tipos de wagashi (doces tradicionais japoneses) se fazem com mochi. Por exemplo, o daifuku é um mochi suave e redondo com um recheio de anko doce. Oichigo daifuku e um doce recheado com um morango inteiro.

O kusa mochi é uma variedade verde de mochi com sabor de yomogi. Quando o daifuku se faz com kusa mochi, ele é chamado de yomoji daifuku.

Sorvetes

No Japão e nos EUA são fabricados sorvetes de mochi. As bolinhas de sorvete são envolvidas em mochi e vendidas em diferentes sabores (chocolate, manga, chá verde, café,baunilha e morango). Nos EUA sorvete é encontrado em alguns supermercados da Califórnia e do Hawaii.

Sopas

Oshiruko ou ozenzai é uma sopa doce de feijão azuki com pedaços de mochi. Os japoneses costumam tomar esta sopa no inverno para se aquecerem.

O chikara udon (macarrão da força) é um prato que consiste em macarrão udon em sopa com mochi tostado por cima.

Faça um comentario ^^

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s